REVISÃO DE PRÓTESE DO QUADRIL
Artroplastia de Revisão do Quadril
A colocação de uma prótese total de quadril é um dos procedimentos mais bem sucedidos em toda a medicina. No entanto, ao decorrer do tempo alguns ou todos os componentes da prótese implantados na cirurgia primária poderão necessitar de substituição. Este procedimento cirúrgico é denominado Artroplastia de Revisão do Quadril.
Embora ambos os procedimentos possuam os mesmos objetivos (alívio da dor, melhora da função e qualidade de vida), a cirurgia de revisão é um procedimento mais longo e mais complexo. Portanto, requer um amplo planejamento, bem como o uso de implantes e instrumentos especializados, a fim de alcançar um bom resultado. Além disso, exige do cirurgião habilidade, experiência e conhecimentos profundos de anatomia, de fisiopatologia e de biomecânica.
Existem diferentes tipos de cirurgia de revisão. Em alguns casos, apenas alguns componentes da prótese precisam ser substituídos. Em outros casos, a prótese inteira precisa ser removida e substituída podendo estar acompanhada por falhas ósseas que necessitem reconstrução com implantes metálicos ou enxerto ósseo.
As principais causas de revisão de uma prótese total de quadril:
Dor;
Instabilidade (luxações repetidas da prótese - “desencaixar”);
Falhas mecânicas (desgaste, afrouxamentos ou quebra dos implantes);
Fraturas periprotéticas;
Infecções.
Revisão de Prótese do Quadril
Material Trabecular : inovação em Implantes Ortopédicos
“Fico à disposição para maiores esclarecimentos sobre a avaliação pré-operatória, cuidados pós-operatórios e reabilitação.”
Dr. Guilherme Ricci
Importante: O conteúdo deste artigo é meramente informativo e não substitui uma consulta médica. Diagnósticos de lesões e opções de tratamento variam de pessoa para pessoa e dependem de fatores como sexo, idade, ocupação, etc. e, portanto, não devem ser generalizados. Consulte sempre seu médico. As informações deste site não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou autotratamento.
