top of page
  • Foto do escritorBLOG Dr. GUILHERME RICCI

O que pode causar Dor nas Costas?


São várias as causas que provocam dores nas costas, podendo ser um sintoma leve ou intenso, rápido ou constante. Boas partes das dores nas costas se originam nos músculos e surgem devido ao cansaço, à má postura ou ao levantamento de pesos. Porém, podem ser causadas por lesões na coluna, pneumonia e pedra nos rins.

Principais tipos de dores na coluna:


1 – Dor no lado direito ou esquerdo das costas


A dor costuma ser em forma de peso e indica uma lesão muscular, especialmente depois da academia, por exemplo. Profissões que exigem demais das costas, como jardineiro e dentista, também podem levar a esse tipo de incômodo. Em alguns casos, para aliviar a dor, pode ser feita uma compressa morna no local, por 15 minutos, duas vezes ao dia, ao menos, durante quatro dias. Além disso, pode ser aplicada uma pomada anti-inflamatória.


2 – Dor nas costas ao respirar


Na maioria dos casos, a dor pode estar relacionada a algum problema no pulmão, ainda mais se tiver sensação de falta de ar e se a pessoa teve alguma doença respiratória recente ou esteve doente. Nesse caso, o mais indicado é procurar um pneumologista, principalmente se a dor estiver associada com outros sintomas, como febre, tosse e catarro.


3 – Dor nas costas e nos rins


Em geral, essa dor é por conta de cólica renal e indica presença de pedra nos rins. O incômodo costuma ser intenso e pode, até mesmo, impedir a pessoa de caminhar ou de se mexer. O ideal é buscar de imediato ajuda médica, na qual será prescrito algum medicamento para amenizar o problema, ao mesmo tempo em que se investiga onde está a pedra, o tamanho dela e se poderá sair do organismo naturalmente ou com cirurgia.


4 – Dor que se inicia nas costas e irradia até as pernas


A dor pode indicar que está havendo uma compressão do nervo ciático, na região final da coluna ou das nádegas, como se fosse pontada, acompanhada de um formigamento, muitas vezes, dificultando que a pessoa fique mais tempo sentado ou com dificuldade para andar. A melhor forma para aliviar esse problema é ir a um ortopedista, para que ele peça alguns exames, determine exatamente a causa e indique a melhor forma de tratar a dor.


5 – Dor no meio das costas


A causa pode ser contratura muscular ou problemas na coluna, como a hérnia de disco. A dor pode aumentar ao se levantar ou permanecer muito tempo na mesma posição, se estendendo ainda para a região das costelas ou para baixo, atingindo as pernas e as nádegas.

Para aliviar o problema, coloque uma compressa morna nas costas e evite permanecer muito tempo na mesma posição. Se a dor permanecer, procure um ortopedista, para identificação mais aprofundada do problema.


6 – Dor na parte superior das costas


O desconforto pode indicar contratura muscular motivada por cansaço, excesso de atividade física ou estresse. Se for seguida de dor no pescoço, pode ser torcicolo. Praticar alongamentos ajuda a aliviar as dores, deixando os músculos mais relaxados. Outra dica é ficar em uma posição confortável e girar lentamente a cabeça para os lados, o que descontrairá os músculos.


Em qualquer um dos casos, se as dores forem muito fortes e estiverem associadas a outros sintomas, como febre ou dificuldade para se movimentar, é necessário ir ao médico e solicitar exames; o profissional saberá diagnosticar e indicar o melhor tratamento.

Comments


bottom of page