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  • Foto do escritorBLOG Dr. GUILHERME RICCI

Alimentos que fortalecem os ossos


O consumo de nutrientes como cálcio, vitamina D, fósforo, magnésio e proteína ajuda no fortalecimento dos ossos. Veja alguns alimentos:


- OVO: o ovo possui vitamina D que ajuda o cálcio dos alimentos a ser utilizado e absorvido pelos ossos. Nutricionistas recomendam comer ovo, pelo menos, três vezes por semana, preferencialmente cozido ou frito em água, para evitar aumentar a quantidade de gordura e colesterol.

- VERDURAS DE FOLHAS VERDES: brócolis, couve, espinafre, agrião, repolho, mostarda, folha do nabo são ricas em cálcio e magnésio.

- PEIXES: sardinha e salmão fornecem cálcio, fósforo, magnésio, vitamina D e proteína.

- COGUMELOS: cogumelos em geral (paris, shiitake, shimeji) fornecem vitamina D.

- LEGUMINOSAS: feijões, ervilha, lentilha, grão de bico contêm proteína e magnésio.

- LEITE E DERIVADOS: queijo, coalhada e iogurte contêm cálcio, fósforo e proteína.

- SEMENTES: sementes como castanha-do-pará, castanha de caju, amêndoas, pistache e nozes possuem cálcio e ferro.


Para uma alimentação balanceada, procure consumir moderadamente todos os alimentos.


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