top of page
  • Foto do escritorBLOG Dr. GUILHERME RICCI

O que é Osteoporose?


A osteoporose é uma doença de perda óssea progressiva associada a um risco aumentado de fraturas. O termo osteoporose significa literalmente osso poroso. A doença geralmente se desenvolve sem ser notada por muitos anos, sem sintomas ou desconforto até que ocorra uma fratura.


A osteoporose é a principal causa de fraturas na população acima de 50 anos. É uma doença silenciosa que afeta especialmente idosos e mulheres na pós-menopausa.


As fraturas por osteoporose ocorrem mais frequentemente nas vértebras, no rádio distal e no fêmur proximal. Essas fraturas ocasionam dor, incapacidade física, deformidades e promovem deterioração da qualidade e expectativa de vida.


O diagnóstico de osteoporose é geralmente feito pelo seu médico usando uma combinação de uma história médica completa e exame físico, radiografias esqueléticas, densitometria óssea e exames laboratoriais especializados.


A osteoporose não tem cura, mas é possível melhorar a massa óssea deixando os ossos mais fortes e com menos risco de fratura ao realizar o tratamento com remédios, alimentação e exercícios que deverão ser seguidos por toda vida.


Através de uma alimentação adequada e da absorção suficiente de cálcio, bem como exercícios físicos - se possível, ao ar livre -, pode prevenir-se o aparecimento da osteoporose.





Comments


bottom of page