top of page
  • Foto do escritorBLOG Dr. GUILHERME RICCI

Artroscopia do Quadril - Técnica Cirúrgica de Recuperação rápida

A

é uma técnica cirúrgica na qual o ortopedista consegue realizar o procedimento por meio de pequenas incisões (cortes) na pele com uso de uma câmera em miniatura e pequenos instrumentos visualizados através de um monitor.

Antes do desenvolvimento dessa técnica, para acessar a articulação era necessário uma luxação controlada, ou seja, o fêmur era deslocado da bacia, em uma cirurgia de porte bem maior.

A artroscopia do quadril tem diversas indicações: impacto fêmoro-acetabular (IFA), lesão do lábio acetabular, lesões da cartilagem, ressaltos do quadril, lesões do tendão do glúteo médio, tumores benignos (como condromatose sinovial e sinovite vilonodular), síndrome do piriforme, etc. Porém a principal indicação é o IFA/lesão labial.

Atualmente, a Artroscopia do Quadril é um procedimento efetivo, com altas taxas de sucesso e melhora clínica do paciente. O período de internação padrão é de aproximadamente um dia, mas pode mudar de acordo com a evolução do paciente. É uma intervenção que tem baixo risco de sangramento, pouca dor e limite funcional, diminuindo o risco de complicações e garantindo rápida recuperação do paciente em suas atividades cotidianas.

Comments


bottom of page