Quando o quadril passa por um processo degenerativo, suas características iniciais são perdidas gradativamente e por isso, em muitos casos crônicos, pode ser necessária a realização de procedimentos cirúrgicos para recuperar a região.
Os avanços tecnológicos vêm possibilitando a evolução da medicina, visando otimizar os resultados, diminuir o tempo cirúrgico e de recuperação, visando o menor trauma para o paciente. Portanto, para o tratamento de algumas doenças que afetam a região do quadril, são utilizadas algumas técnicas e/ou procedimentos como, por exemplo, a artroplastia e a artroscopia do quadril. Embora ambas se refiram a procedimentos cirúrgicos no quadril, são fundamentalmente diferentes em termos de finalidade, procedimento e recuperação.
A ARTROPLASTIA DE QUADRIL é uma cirurgia ortopédica que se caracteriza pela substituição total ou parcial da articulação do quadril. Durante a cirurgia, a cabeça do fêmur danificada e o acetábulo (a “taça” do quadril) são removidos e substituídos por componentes artificiais feitos de metal, cerâmica ou polietileno. Essa técnica, comumente, é mais realizada em pessoas com idade mais avançada.
Já a ARTROSCOPIA DE QUADRIL é um procedimento cirúrgico minimamente invasivo, realizado para diagnosticar e tratar problemas dentro da articulação do quadril. Neste procedimento é utilizada uma câmera de vídeo (artroscópio) de 4 mm de diâmetro conectada a um monitor de vídeo de alta definição. A câmera e os instrumentos em miniatura chegam até a articulação do quadril através de pequenas incisões feitas na pele, possibilitando realizar reparos, remover tecidos danificados ou realizar outros procedimentos necessários para restaurar a função normal da articulação do quadril. A técnica é frequentemente utilizada para tratar condições como lesões labrais, impacto femoroacetabular (IFA), bursite, tendinite, e outras anomalias articulares.
Em resumo, enquanto a artroplastia é uma solução mais definitiva para problemas graves da articulação do quadril, a artroscopia é uma opção minimamente invasiva que se concentra no tratamento de problemas específicos dentro da articulação, preservando sua estrutura.
Para a realização desses procedimentos é necessário que um Cirurgião do Quadril conduza avaliações e exames por imagem para determinar suas indicações corretas, levando em consideração a condição única de cada paciente.
Comments