top of page
  • Foto do escritorBLOG Dr. GUILHERME RICCI

Diferenças entre Artrite Reumatoide e Artrose


Infelizmente, confundir essas enfermidades ainda é bem comum, já que grande parte das pessoas acredita que artrite e artrose significam a mesma coisa. Isso acontece principalmente porque, embora essas doenças tenham causas diferentes, os sintomas apresentados são muito parecidos.


A artrite reumatoide é uma doença autoimune caracterizada pelo ataque do próprio corpo às articulações, o que provoca inchaço, rigidez e dores nas juntas das mãos, dos pés, quadril, joelho e coluna lombar, capazes inclusive de limitar a movimentação no dia a dia.

No mundo inteiro, a artrite reumatoide se desenvolve em cerca de 1% da população, independentemente de raça ou país de origem, e afeta mulheres duas a três vezes mais frequentemente do que homens.


Já a artrose, além de ser a causa mais comum de dor no quadril, por exemplo, é uma doença extremamente incapacitante, uma lesão degenerativa e inflamatória onde há o desgaste da cartilagem em ambos os lados da articulação, onde há corrosão na cabeça do fêmur e no acetábulo. A artrose causa dor, deformidade, perda de mobilidade e qualidade de vida.


Por mais que seus nomes sejam parecidos, a Artrite Reumatoide e a Artrose são muito diferentes, assim como também precisam de tratamentos distintos em determinados estágios, exceto quando resultam em alterações degenerativas avançadas das articulações, fazendo-se necessária a substituição destas (colocação de prótese).

Tanto o diagnóstico quanto o tratamento precoce da artrite e artrose são fundamentais para cuidar dos sintomas da doença, assim como garantir melhor qualidade de vida.

Comments


bottom of page