A Cirurgia do Quadril é planejada quando acontecem enfermidades inflamatórias crônicas ou desgaste mecânico - que tendem a provocar o comprometimento da função articular em diferentes graus, limitação funcional com a dificuldade da realização dos movimentos normais de extensão/flexão do quadril, sendo acometida por uma rigidez articular, evidenciando uma degeneração mais avançada com a destruição das cartilagens que envolvem essa parte do corpo, causando dores.
Na Restauração do Quadril com Artroplastia, ocorre uma substituição total do quadril, em que o osso e a cartilagem danificados são removidos e substituídos por uma prótese, com o objetivo de promover alívio da dor, melhora da função e qualidade de vida do paciente.
Na prática, como é feita a cirurgia?
- A cabeça femoral danificada é removida e substituída por uma haste metálica (exemplo na imagem) que é colocada no centro oco do fêmur. Esta haste pode ser cimentada ou "encaixada sob pressão" no osso, ou seja, não-cimentada.
- A superfície da cartilagem danificada do encaixe na bacia (acetábulo) é removida e substituída por um componente de polietileno cimentado ou por um componente metálico (não-cimentado). Nestes casos, um espaçador de plástico ou de cerâmica é inserido entre a nova cabeça e o componente metálico para permitir uma superfície de deslizamento suave.
O tempo de duração do procedimento cirúrgico é de, aproximadamente, 2 horas. Já o tempo de internação hospitalar pode variar entre 2-5 dias.
A Artroplastia do Quadril ou Prótese do Quadril é uma das cirurgias de maior sucesso na história da medicina.
Comments